Jogo “As duas mãos”


Jogo “As duas mãos”

Propus este jogo aos alunos com o objetivo de ampliar o campo numérico e de investigar as regularidades do sistema de numeração decimal, a fim de que os mesmos compreendam o princípio posicional deste sistema. É importante salientar que esta atividade está disponível no livro do PNAIC do ano de 2014: “Jogos na Alfabetização Matemática”, página 14.


Material utilizado:
  • 1 dado para cada grupo;
  • 200 palitos de picolé para cada grupo;
  • 30 atilhos para amarrar os palitos;
  • 1 tabuleiro, com as duas mãos desenhadas, para cada participante (os alunos passaram tinta têmpera nas mãos para marcá-las na folha).
  • Número de jogadores: 2 a 5 participantes.

Como jogar:
  •  Cada um, na sua vez, lança o dado.
  • A quantidade que aparecer na face superior do dado após seu lançamento, corresponderá ao número de palitos que devem ser recolhidos pelo jogador e colocando na imagem que reproduz os dedos das mãos.
  • Passa a vez para o próximo jogador.
  • Na rodada seguinte, se pega novamente a quantidade de palitos de picolé que sair na jogada do dado, colocando um em cada dedo das mãos do seu tabuleiro, não podendo colocar dois palitos em um mesmo dedo.
  • Os palitos que porventura sobrarem devem ser colocados novamente em cada um dos dedos.
  • A cada rodada, continua-se colocando um palito em cada dedo, de acordo com os números que saíram no dado.
  • Quando em todos os dedos houver um palito, deve-se recolher os 10 palitos e enlaçá-los com o atilho, formando um grupo com 10 e colocando-o no tabuleiro.
  • Ganha o jogo quem fizer mais pontos após o número de rodadas estipuladas pelo professor.

É importante propor aos educandos problematizações acerca do jogo realizado a fim de chamá-los a atenção para o princípio da composição de agrupamentos de dez tendo o ponto de partida os dedos das mãos.
















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